Foi ontem a inauguração da exposição partilhada com o atelier Terra de Siena. Foi um evento marcado pelo elevado número de visitantes.
A folha de sala:
EXPOSIÇÃO
A ATUALIDADE em diálogo com a HISTÓRIA
2017-18
8 a 22 dezembro
Diante de uma imagem – por muito antiga que seja -, o presente nunca cessa de se reconfigurar, mesmo que o desapossamento do olhar tenha completamente cedido o lugar do hábito enfadado do «especialista». Diante de uma imagem – por muito recente ou contemporânea que seja -, também o passado nunca cessa de se reconfigurar, já que esta imagem só se torna pensável numa construção da memória, senão mesmo no assombro.
George Didi-Huberman, Diante do Tempo, 2000:10.
Integrada num contexto formativo do atelierBeco d’Obra(Caldas) e do atelier Terra de Siena (Lisboa), esta exposição de trabalhos resulta de um projeto criativo anual proposto pela sua coordenadora sobre o tema - A Atualidade em diálogo com a História.
A leitura e discussão do conto Viagem, de Sophia de M. Breyner Andresen, marcaram a primeira etapa do projeto e a introdução de conceitos como tempo, metáfora, alegoria.
O trabalho de grupo, realizado a partir da pintura icónica A Balsa da Medusade Théodore Géricault, assinalou a apresentação do tema do projeto. Esta obra pictórica e o seu processo de conceção criativo apoiaram a investigação sobre temas da atualidade em diálogo com a história.
Théodore Géricault (França 1791-1824)
A Balsa da Medusa, 1818-19
Óleo sobre tela
491x716cm
Ao longo do ano letivo foram executados estudos, debatidas ideias, tomadas decisões e avaliados meios, técnicas e conceitos, estimulando assim o sentido estético e o sentido crítico individual e de grupo, e consolidando a consciência e a responsabilização do fazerartístico e criativo.
Todo o processo foi acompanhado de bibliografia e referências no âmbito da História da Arte, até à contemporaneidade, de forma a ampliar a área de investigação e consequentemente facilitar o foco de interesse pessoal.
Os temas escolhidos variam entre: Racismo e Violência, o Rural e o Urbano, Ambiente e Extinção Animal, o Natural e o Artificial, Alimentação e Culinária, o Supérfluo e o Kitsch, Moda e Indumentária, Floresta e Incêndios, a Poesia e a Mulher.
Muitos projetos apresentam-se em trípticos, polípticos ou séries.
As técnicas, maioritariamente mistas, variam entre aguarela, acrílico, óleo, carvão, pastel seco, pastel de óleo, colagem, canetas de tinta da china e acrílico.
Participam nesta exposição, do atelier Beco d’Obra, Alcide Sousa, Ana Folgado, Arlanda Tolentino, Dominique Van der Biest, Filomena Lourenço, Humberto Lopes, José Luis, Nel Frederix, Paula Tolentino, Teresa Coelho.
Do atelier Terra de Siena, participam Beatriz Jacinto, José Maria B. Gama, João Norton, Isabel Samirra, Isabel Sequeira, Helena Punter, Manuela Abecasis, Maria Clotilde T. Pinto.
O atelier Beco d´Obradinamiza desde 2013 parcerias com os lugares da cultura das Caldas da Rainha, usufruindo do seu património histórico e museológico como complemento à formação artística em atelier, assim promovendo dinâmicas de interesse cultural e social nesta cidade.
Este ano distingue-se dos anteriores pelo convite à participação do atelier Terra de Siena, que concretiza com esta exposição o último exercíciodo ano e acrescenta novas relações culturais a este projeto.
Pelo apoio a esta iniciativa, fica o agradecimento ao Centro Cultural e de Congressos, espaço cultural que marca também ele a atualidadeem diálogo com a históriada nossa cidade.Esta exposição pode ser visitada até ao dia 22 de dezembro.
https://www.ccc.com.pt/exposicoes/futuras/1371-exposicao-a-atualidade-em-dialogo-com-a-historia
Felicito todos os participantes pelo desempenho e pelo empenho no desenvolvimento do projecto anual.
A todos os meus parabéns!
Deixo-vos agora com algumas as imagens.
Sem comentários:
Enviar um comentário