Agradeço a presença de todos no evento. Foi muito reconfortante ter tanta gente a olhar os trabalhos expostos. Este momento passou a ter maior importância. Ficará nas nossas memórias como uma experiência da qual me orgulho.
Fiquem com a folha de sala e com algumas fotografias.
Relembro que poderão visitar esta exposição até ao dia 15 de setembro no Museu do Hospital e das Caldas no horário que podem consultar neste link:
https://museudohospital.wordpress.com/horarios/
EXPOSIÇÃO
14 de julho a 15 de setembro de 2018
A CERÂMICA e a relação do homem com a natureza
A história da cerâmica acompanha a evolução das civilizações. A relação entre ambas é tão estreita que se podem confundir. A partir do tema A cerâmica e a relação do homem com a natureza,foi proposto ao grupo do Atelier Beco d’Obra que desenvolvesse um projeto individual e criativo.
A apresentação do tema foi mediada por um exercício de grupo com base em duas obras fotográficas - um retrato do artista plástico Craigie Horsfield e uma paisagem do fotógrafo Sebastião Salgado - que de algum modo representavam dois dos elementos em investigação - o homem e a natureza. As obras destes autores, a história em geral e a história da arte contemporânea em particular constituíram assim o início da pesquisa individual.
Jan Zoet. Witte de Withstraat, Rotterdam. July 1998.1998
Gelatin silver print. Unique photograph
130x90cm
Colecção de artista
Sebastião Salgado(Brasil 1944)
Refúgio Nacional da Vida Selvagem no Ártico, Alasca, EUA, 2009
A relação estabelecida entre os dois elementos apresentados define o terceiro elemento de investigação e o tema de trabalho – a cerâmica. Para um alargar da percepção e estímulo dos sentidos, foram dinamizadas actividades dentro e fora do atelier, nomeadamente, modelação em barro em formas abstratas ou concretas, visitas de estudo a lugares da cerâmica - ateliers, centro de formação CENCAL e exposições - que se destinaram a enriquecer o conhecimento e a contextualizar o universo temático. A própria cidade de Caldas da Rainha, como núcleo histórico importante e promissor na área da Cerâmica, contribuiu bastante para a evolução do projeto na fase inicial do processo criativo.
Após um período de recolha de elementos visuais e textuais e algumas sessões teóricas em atelier, os projetos pessoais foram-se desenvolvendo ao longo do ano lectivo através de estudos de exploração plástica individual resultando no conjunto de trabalhos em exposição.
Participaram neste projecto Alcide Sousa, Ana Folgado, Arlanda Tolentino, Dominique Van der Biest, Filomena Lourenço, Humberto Lopes, Nel Frederix, Paula Tolentino e Teresa Coelho, grupo de trabalho ao qual me dirijo orgulhosamente pelo bom desempenho ao longo das sessões de trabalho.
É preocupação deste atelier e da sua coordenadora estimular a dinamização dos espaços culturais desta cidade através das práticas formativas e da exposição dos trabalhos desenvolvidos. Assimsendo, reconheço a disponibilidade e agradeço o apoio do Museu do Hospital e das Caldas a este projecto.
A coordenadora/formadora
Paula Nobre
Parabéns ao grupo!
Vejam os trabalhos expostos até ao dia 15 de setembro.